Fale conosco pelo WhatsApp

Como tirar verruga?

Mulher apontando para verruga no rosto

Existem diferentes tipos de verruga, e o diagnóstico correto é fundamental para o tratamento adequado

As verrugas podem ser definidas como proliferações elevadas e benignas da pele, desenvolvidas devido a um papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV. Essa infecção acontece geralmente nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, fazendo com que as células da epiderme cresçam e formem uma elevação fora do normal.

A aparição das verrugas pode acontecer em grupo ou individualmente, podendo se formar e se espalhar facilmente de uma área do corpo para outra. Além disso, elas possuem uma coloração parecida com a cor da pele do indivíduo, e não causam nenhuma úlcera ou crosta. Tanto homens como mulheres e crianças podem desenvolvê-las, embora elas sejam mais comuns nos mais jovens.

Nesse artigo, vamos explicar o procedimento de como tirar verruga, veja a seguir!

Tipos de verruga

Antes de descobrir como tirar verruga adequadamente, é preciso entender que existem diversos tipos deste, e elas podem ser classificadas de acordo com sua localização e morfologia. Para ajudá-los entender melhor algumas delas, separamos as principais:

Verrugas vulgares

São os tipos mais comuns e se encontram com maior frequência em áreas sujeitas a maior trauma, como mãos, dedos, cotovelos e joelhos. Na maioria das vezes, esse tipo de lesão se apresenta como pápulas irregulares, endurecidas e ásperas.

Verrugas plantares

Como o nome mesmo já diz, esses tipos de verrugas estão localizados nas plantas ou solas dos pés e, muitas vezes, são confundidas com calos devido à sua localização e coloração amarelada. Geralmente são bastante desconfortáveis, incomodando principalmente na hora de andar.

Verrugas genitais

Um dos tipos mais comuns quando se trata de infecção sexualmente transmissível, a verruga genital afeta os tecidos úmidos da área genital e se caracteriza por ser macia e pequena, se apresentando como um caroço de cor rosada ou com a aparência de uma couve-flor. Na maioria das vezes essas verrugas são tão pequenas que não são possíveis serem visualizadas a olho nu.

Verrugas filiformes

São verrugas finas e alongadas, que aparecem e se desenvolvem na face, pescoço, pálpebras e lábios. Esse tipo de infecção tem maior incidência em pessoas mais velhas, da terceira idade.

Quando procurar um especialista?

Mesmo que as verrugas sejam benignas e inofensivas, é fundamental procurar um especialista assim que notar o surgimento delas em sua pele, já que sua presença indica que algo errado está acontecendo no organismo.

Contudo, somente um dermatologista poderá avaliar e identificar qual o tipo e o que realmente está acontecendo para que essas verrugas estejam surgindo em seu corpo. Além disso, apenas este profissional poderá apontar como tirar verruga de maneira segura e eficiente.

Geralmente, as verrugas desaparecem sem tratamento específico, mas procurar por esse especialista pode ser bastante importante para acelerar o processo de como tirar verruga e entender o porquê do seu surgimento.

Outras situações que é preciso procurar um especialista com urgência:

  • Sua verruga causa dor;
  • A coloração da verruga está mudando;
  • Você sofre com uma doença imunossupressora como HIV ou a AIDS;
  • Sua verruga sangra;
  • Sinais de infecção assim como pus;
  • Você seja diabético e sua verruga surgiu no pé.

Tratamentos para remoção de verrugas: como são feitos?

A maneira mais adequada de como tirar verruga pode variar bastante. Para definir a melhor metodologia, é necessário que seja feito um diagnóstico para entender a causa do seu aparecimento. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a idade do paciente e o local onde se encontra o cisto.

As principais formas de como tirar verruga que podem ser recomendadas pelo especialista são:

  • Eletrocauterização: esse método tem como princípio destruir as camadas de tecido da verruga, por meio de uma sonda com corrente elétrica. Trata-se de um tratamento extremamente eficaz e que pode deixar uma pequena cicatriz no local;
  • Crioterapia: um dos métodos mais utilizados para a remoção das verrugas, a crioterapia consiste no congelamento do cisto por meio da aplicação de nitrogênio líquido em spray. Esse tratamento faz com que a verruga caia dentro de alguns dias após a sua realização. Ele deve ser feito em um consultório dermatológico para evitar queimaduras devido à baixa temperatura;
  • Laser ablativo: esse tratamento de como tirar verruga é realizado por meio de um feixe de luz, que tem como principal objetivo fazer com que as camadas epiteliais da verruga sejam queimadas e destruídas. Para a realização do laser ablativo é feita em um consultório dermatológico uma vez que é preciso a utilização de anestesia local;
  • Ácidos: neste método, é usada uma substância abrasiva que tem como intuito corroer a lesão superficialmente, fazendo com que ela fique seca e caia. Sendo assim, durante a realização do tratamento é preciso higienizar a verruga antes de receber o produto. Além disso, é ideal proteger com um esparadrapo ao redor do local, a fim de evitar queimaduras.

Quer saber qual melhor tratamento e como tirar verruga? Entre em contato com a clínica dermatológica da Dra. Nídia Lima e agente sua consulta!

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE