Entre em contato
Fale conosco pelo WhatsApp

Mapeamento Corporal (Detecção de Câncer)

Mulher com pintas nas costas e cabelo castanho

Exame é usado na detecção de câncer do tipo melanoma e contribui para a redução da mortalidade dessa doença

O mapeamento corporal para detecção do câncer de pele do tipo melanoma é um importante aliado na dermatologia para diagnóstico e monitoramento em pacientes de alto risco.

Apesar de representar apenas 3% dos casos de câncer de pele, o melanoma representa 97% dos óbitos pela doença em decorrência, especialmente, do diagnóstico tardio. Quando identificado precocemente, as chances de cura por meio de cirurgia podem chegar a até 90%.

Entenda melhor como o mapeamento corporal total tem sido usado na dermatologia para redução do prognóstico negativo associado à condição.

Quais são as indicações do mapeamento corporal?

O mapeamento corporal consiste em um exame que avalia todos os nevos (pintas) do corpo para identificar lesões suspeitas que demandam remoção imediata.

Da mesma forma, o mapeamento corporal pode ser usado para monitoramento de novos nevos, uma vez que grande parte dos quadros de melanoma surge como uma pinta nova na pele.

Apesar dos benefícios do mapeamento corporal para diagnóstico e acompanhamento, o exame não é indicado para todos os casos, sendo especialmente útil na detecção precoce do melanoma para pacientes:

  • Com histórico pessoal ou familiar de melanoma;
  • Com múltiplos nevos – em geral, mais de 50;
  • Com presença de nevos atípicos (irregulares);
  • Com pele, cabelos e olhos claros que apresentam maiores riscos de desenvolver a doença;
  • Com múltiplas efélides (sardas);
  • Com história pessoal de queimaduras solares na infância e adolescência;
  • Que tenham diagnóstico de outros tipos de câncer de pele;
  • Que tenham realizado sessões de bronzeamento artificial antes dos 30 anos.

Apesar dessas indicações gerais, o mais adequado é que o mapeamento corporal seja ponderado e indicado pelo dermatologista após uma avaliação individualizada do paciente, seu histórico pessoal e familiar.

Como é realizado o mapeamento corporal?

A realização do mapeamento corporal é dividida em algumas etapas que devem ser conhecidas de antemão pelo paciente.

Preparo

O mapeamento corporal não demanda muitas restrições, não sendo necessário mudar a alimentação, por exemplo.

Algumas indicações para o dia do exame incluem comparecer no local sem maquiagem, hidratantes de pele, esmalte, joias ou protetor solar.

Deve ter disponível sunga ou biquíni e ter aparado, com tesoura, regiões com pelos para melhor visualização dos nevos. Não é indicado o uso de lâmina antes do exame. Pacientes com cabelos compridos deverão prendê-los.

Caso tenha laudos dermatológicos prévios, eles deverão ser levados no dia do exame. Não se trata de um exame invasivo e, portanto, não apresenta riscos ao paciente.

Fotos

Para realização do mapeamento corporal o paciente fica em roupa íntima e o especialista, utilizando um equipamento fotográfico propício para esse fim, faz fotos de diferentes ângulos em posições padronizadas, conforme os protocolos da técnica.

No mapeamento corporal total toda a superfície corpórea é fotografada com o objetivo de registrar os nevos corporais para, em etapa posterior, fazer a diferenciação entre lesões benignas e malignas.

Dermatoscopia digital

Na dermatoscopia digital é feita a análise individualizada de cada nevo, sendo viável a ampliação de 20 a 70 vezes das fotos de alta resolução, de forma a visualizar em detalhes cada particularidade e característica das lesões.

As fotos panorâmicas e dermatoscópicas são armazenadas em um software para consulta futura e acompanhamento da evolução dos nevos.

Com a análise de cada nevo, o dermatologista especializado em mapeamento corporal classifica-os como de risco baixo, moderado ou alto. Aqueles que apresentam alto risco poderão ser removidos cirurgicamente.

O exame pode ser realizado anualmente, de acordo com a indicação dermatológica, com base na predisposição do paciente, de forma a monitorar evoluções ou o surgimento de novos nevos.

Com a técnica é possível diagnosticar o melanoma ainda em fases iniciais e reduzir a necessidade de cirurgias desnecessárias para remoção de lesões benignas.

Entre em contato e tire suas dúvidas sobre mapeamento corporal e outros assuntos de dermatologia.

Fontes

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Fleury;

A.C.Camargo Cancer Center.