Tratamento contra a calvície é realizado por meio de microagulhamento, em que medicamentos são injetados diretamente sob o couro cabeludo, potencializando os resultados
A calvície é um problema que atinge diversas pessoas em todo o mundo, e costuma impactar na autoestima e autoimagem. Por esse motivo, é comum a procura por tratamentos dermatológicos capilares que possam resolver o problema. Nesse contexto, uma opção viável e segura é o MMP®, procedimento que permite a ação de medicamentos ativos diretamente no couro cabeludo.
O MMP®, sigla que significa microinfusão de medicamentos na pele, realiza o procedimento por meio de microagulhas que inserem o medicamento sob a pele do couro cabeludo em um movimento de vai e vem. Dessa forma, faz com que a ação ativa do medicamento seja potencializada e direta no local do problema.
Conheça, a seguir, como funciona o tratamento e os principais benefícios do MMP®.
Quando é indicado e quais os benefícios do MMP®?
O MMP® é indicado principalmente para tratar a queda de cabelo causada pela alopecia androgenética (a calvície), tanto masculina quanto feminina. Além disso, a depender do caso, pode ser utilizado para tratar outros tipos de alopecia, eflúvio telógeno e problemas de pele da região do couro cabeludo, como manchas e cicatrizes.
O principal benefício do MMP® é a ação do medicamento. Sua aplicação controlada e direcionada no local que deve ser tratado possibilita uma ação mais rápida, eficaz e segura do medicamento no controle da queda de cabelo, uma vez que a absorção é uniforme e não compromete a circulação sanguínea.
Além disso, na maioria dos casos, os resultados do MMP® começam a ser visíveis já a partir da terceira sessão. Isso faz com que o tratamento se diferencie de outras técnicas capilares que muitas vezes exigem ações mais complexas e demoradas, amiúde com menores chances de bons resultados.
Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões do tratamento MMP® pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade da queda de cabelo do paciente e da resposta à primeira sessão. No entanto, é comum que sejam realizadas, no mínimo, de 3 a 10 sessões para que os resultados se estabeleçam adequadamente.
O tempo de duração de uma sessão de MMP® é de cerca de meia hora. O intervalo entre as sessões também pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, de modo geral, é comum que seja de 15 a 30 dias, podendo ser maior ou menor de acordo com o paciente e com o problema em tratamento.
Como funciona o MMP®?
A aplicação do MMP® é feita após um diagnóstico criterioso realizado pelo médico dermatologista especialista em cabelos, que determinará os medicamentos a serem utilizados e suas dosagens.
Os principais tipos de medicamentos que podem ser utilizados no MMP®, de forma individual ou combinada, são:
- Vitaminas;
- Fatores de crescimento;
- Bloqueadores enzimáticos;
- Moduladores imunológicos;
- Anti-inflamatórios.
Esses medicamentos são aplicados através de microagulhas, com o paciente sob anestesia local. As agulhas se movimentam com a intenção de perfurar a pele até o espaço subcutâneo, onde os ativos são depositados, de forma controlada, pelo médico. A microagulha faz um movimento de vai e vem que possibilita cobrir toda a área do couro cabeludo afetada pelo problema.
Dessa forma, como dito anteriormente, a ação dos medicamentos é controlada, eficaz, uniforme e rápida. Além disso, os microfuros deixados pela agulha do MMP® ativam o sistema plaquetário para o processo de cicatrização. As plaquetas, além de atuarem na coagulação do sangue, também estimulam a produção de folículos capilares enquanto cicatrizam.
Além disso, pelo fato de o MMP® ser um procedimento de muita precisão, é fundamental que seja realizado por um médico dermatologista especialista em cabelos. Assim, a aplicação é mais controlada e o risco de qualquer complicação é minimizado.
Cuidados antes e depois do procedimento
Ainda que seja um tratamento de muita eficácia, o MMP® exige uma série de cuidados antes e depois do procedimento para que seus resultados se estabeleçam de forma uniforme e satisfatória. Antes do tratamento, é importante seguir as recomendações do médico especialista sobre higiene, uso de medicações e outros cuidados de acordo com o problema tratado.
No entanto, a maior preocupação das pessoas que realizam o tratamento MMP® é com o pós-procedimento, principalmente porque a área costuma ficar inflamada e avermelhada nos primeiros dias após a sessão. Sendo assim, é muito importante se atentar a alguns cuidados para que os resultados sejam eficazes e potencializados, tais como:
- Não lavar o cabelo após a sessão, por pelo menos 12 horas;
- Não realizar qualquer tipo de procedimento químico no cabelo, como tinturas e outras aplicações, por pelo menos 15 dias ou até liberação do médico;
- Evitar expor a área tratada ao sol;
- Evitar contato direto do cabelo com substâncias químicas, poluição e água de piscinas;
- Não utilizar medicamentos tópicos no couro cabeludo pelo período recomendado pelo médico.
Apesar de as recomendações acima serem imprescindíveis, uma das vantagens do MMP® após o procedimento é a possibilidade de retomar as rotinas diárias de trabalho, estudo e lazer ainda no mesmo dia do tratamento, se houver necessidade. O importante, nesses casos, é aliar as atividades aos cuidados recomendados acima.
Para saber mais sobre tratamentos capilares como o MMP®, entre em contato com a Dra. Nídia Lima e agende uma consulta.
Fontes: