Fale conosco pelo WhatsApp

Como acabar com micose de unha rápido?

Pé com micose de unha no dedão

Causada por fungos, a micose de unha é uma infecção que pode acometer a aparência das unhas, e ainda gerar grande desconforto ao indivíduo.

A micose de unha, também chamada de onicomicose, é uma infecção causada por fungos que se alimentam de queratina, proteína presente nas unhas, cabelo e pele. Normalmente, a condição acomete cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos e afeta os pés por ser uma região consideravelmente mais úmida, quente e escura, tornando o ambiente favorável para o crescimento dos fungos.

Por se tratar de uma condição incomoda — especialmente por sua aparência amarela ou esbranquiçada e pelo desconforto causado —, os pacientes costumam questionar como acabar com a micose de unha rápido. Entretanto, para um tratamento eficaz, é necessário paciência e do auxílio de um especialista. Compreenda mais sobre a micose de unha a seguir!

Como eu sei que estou com micose na unha?

Como citado anteriormente, a micose pode ser facilmente notada porque causa transformações na aparência da unha, tornando-a mais frágil e quebradiça, amarelada ou até mesmo esbranquiçada em decorrência do deslocamento da borda livre. Isso faz a unha se deslocar, geralmente começando pelas laterais, ficando oca, o que pode resultar no acúmulo de restos de queratina e  bactérias — além dos próprios fungos.

Além disso, a micose também pode fazer com que as unhas adquiram um aspecto grosso, denominado espessamento. Nesta ocasião, elas também se tornam mais duras e escurecidas, podendo causar grande desconforto e, em casos mais graves, até mesmo dor.

Outra condição causada por fungos é a paroníquia — popularmente como “unheiro” ou “mão de lavadeira” —, ocasionando dor e vermelhidão da pele ao redor da unha. Na maioria dos casos, a paroníquia surge pela umidade constante da mão. Entretanto, é necessário cautela, independentemente da causa, já que a condição pode-se tornar crônica, necessitando intervenção cirúrgica.

É importante ressaltar que esses sintomas podem ser facilmente confundidos por lesões causadas por outras doenças ou diferentes tipos de trauma, mas ainda assim servem como um diagnóstico inicial, em que se deve procurar um especialista imediatamente na presença de qualquer uma das alterações citadas.

Mas afinal, como acabar com a micose de unha rápido?  Veja os tratamentos a seguir.

Como acabar com a micose de unha rápido?

Normalmente, quando vemos uma condição que associamos a questão estética, procuramos solucionar o mais rápido possível. Entretanto, nem sempre a preferência pela rapidez representa a melhor solução.

Ainda que existam tratamentos que aparentemente podem acabar com a micose de unha rápido, como o uso de cremes, soluções e esmaltes, eles devem ser feitos sempre com o acompanhamento de um dermatologista, pois podem apenas mascarar brevemente os sintomas.

Para casos em que 30% da unha esteja acometida pelos fungos, ou então mais de uma unha esteja com micose, pode ser necessário o uso de medicamentos de via oral. A duração deste tipo de tratamento pode variar de seis meses até um ano, dependendo de cada paciente.

No caso de medicamentos de via oral, eles devem ser sempre prescritos sob recomendação médica, evitando o automedicamento. Outra forma de como acabar com a micose de unha rápido é com opções terapêuticas como o uso de antifúngicos tópicos, que podem ser administrados como esmaltes ou ungueais. Esses são considerados tratamentos coadjuvantes ao oral.  Outro tratamento eficaz é o uso de laser.

Independentemente do tratamento escolhido, é importante que não seja interrompido antes do indicado pelo especialista, pois a infecção ainda pode estar presente, o que pode prolongar consideravelmente o tratamento, além de acentuar a condição.

Pacientes diabéticos ou imunossuprimidos necessitam ainda mais de cautela, já que a micose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias, como a erisipela.

O tratamento para micose, assim como qualquer outro, é totalmente individual, e levará em consideração o tipo de fungo causador da lesão e do estágio de acometimento apresentado pelo paciente.

Portanto, antes de questionar-se sobre como acabar com a micose de unha rápido, entre em contato com a Dra. Nidia Lima, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB), e marque uma consulta!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Dra. Nidia Lima

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE