Fale conosco pelo WhatsApp

Como rejuvenescer a pele?

Mulher fazendo rotina de skin care na cama para rejuvenescer a pele

Alimentação equilibrada, bons hábitos, hidratação e outros fatores são muito importantes entre os cuidados para rejuvenescer a pele.

Muitas pessoas acreditam que existe alguma fórmula mágica quando o assunto é como rejuvenescer a pele, porém, a verdade não é bem assim. Existem alguns cuidados que podem auxiliar a manter a pele bonita, mas o processo de envelhecimento ocorre com todas as pessoas.

Para quem deseja descobrir como rejuvenescer a pele, o recomendado é ter uma rotina de cuidados diários para manter o órgão sempre saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças ou outros sinais de envelhecimento. Lembrando que o cronograma de skincare ideal depende de questões como o tipo de pele e hábitos do paciente, sendo determinado após uma avaliação pelo médico dermatologista.

Como rejuvenescer a pele: principais cuidados

Veja a seguir alguns cuidados para rejuvenescimento de pele:

Limpeza

A limpeza é muito importante para uma pele bem cuidado e bonita. O ideal é lavar o rosto ao menos 2 vezes por dia com produtos específicos para o seu objetivo e tipo de pele, seguindo sempre a recomendação do dermatologista.

Tonificação

Tem como objetivo restabelecer o pH da derme, já que ela pode passar facilmente por alterações associadas ao uso de maquiagem, contato com poluição e alguns tipos de sabonete.

Hidratação

A hidratação da pele é muito importante, e deve acontecer também de dentro para fora: o ideal para uma pele bonita e jovem é a ingestão de muita água e uso de cremes hidratantes para evitar ressecamento.

Proteção solar

Um dos cuidados mais importantes para a pele jovem é o uso de protetor solar diariamente. O fotoenvelhecimento causado pela radiação ultravioleta do sol — um fator que também está presente em luzes brancas — é o principal responsável pela intensificação dos sinais da idade na pele. Além disso, a exposição solar em excesso pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de pele.

Esfoliação

É recomendado que esse procedimento seja feito de 1 a 2 vezes na semana para retirar pele morta e demais impurezas que ficam na pele.

Uso de máscaras faciais

Limpar a pele e depois aplicar uma máscara facial com propriedades hidratantes é uma forma de manter a beleza e saúde da pele em dia. Além da propriedade hidratante, existe uma variedade de máscara que pode trazer diversos benefícios para pele, como o rejuvenescimento da pele, controle de oleosidade, remoção de impurezas, hidratação extra, entre outras.

Alimentação saudável

O cuidado com a alimentação é uma estratégia muito eficaz e que deve ser adotada por quem deseja saber como rejuvenescer a pele, já que o processo é feito de dentro para fora. É recomendado que o paciente dê preferência para a ingestão de:

  • Frutas e verduras;
  • Carnes brancas;
  • Azeite extravirgem para temperar a salada;
  • Laticínios desnatados.

Bons hábitos

Uma rotina adequada de sono, a prática de exercícios físicos e dieta saudável são favoráveis para a manutenção da saúde da pele. Além disso, outra dica essencial para quem deseja descobrir como rejuvenescer a pele consiste em evitar hábitos como tabagismo, consumo excessivo bebidas alcoólicas e de frituras e açúcares.

Procedimentos estéticos

Por fim, os procedimentos estéticos podem ser indicados e executados por um médico dermatologista, após avaliação criteriosa da pele do paciente e identificação de necessidades específicas que podem ajudar no rejuvenescimento da pele. Esses tratamentos devem ser sempre personalizados de acordo com as particularidades e insatisfações do paciente.

Caso esteja interessado em descobrir como rejuvenescer a pele e descobrir qual melhor tratamento para você, agende uma consulta com a Dra. Nidia!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE