A curetagem dermatológica é um procedimento para remoção de tecido cutâneo que apresenta alteração ou lesão
A curetagem dermatológica é uma técnica que consiste na remoção de tecido cutâneo a partir de raspagem, sendo realizado por um instrumento chamado cureta. Esse dispositivo possui formato semelhante ao de uma pequena colher e tem as bordas afiadas, permitindo assim a retirada total de um corpo estranho da pele.
A realização da curetagem dermatológica é considerada simples, mas bastante eficaz. Isso porque a técnica possibilita a remoção de lesões cutâneas superficiais sem danificar a pele que fica ao redor da região afetada, garantindo a recuperação do paciente sem maiores desconfortos.
Entenda melhor a seguir!
Quando a curetagem dermatológica é indicada?
Em geral, a curetagem dermatológica é indicada para remoção de lesões superficiais que serão posteriormente enviadas para análise laboratorial. Pode, muitas vezes, fazer parte de outro procedimento maior. É o caso, por exemplo, das eletrocirurgias ou criocirurgias.
As indicações mais comuns para realização da curetagem dermatológica são nos casos de:
- Molusco contagioso: infecção viral muito comum em crianças, formando pápulas na pele;
- Verrugas virais: manifestações benignas associadas ao papiloma vírus humano (HPV);
- Ceratose seborreica: tumores inofensivos e que podem ter tamanhos variados;
- Ceratose actínica: alteração de aspecto verrucoso, escamoso e com hipertrofia da camada córnea, sendo provocada pela exposição solar e que pode evoluir para um carcinoma;
- Carcinomas basocelulares pequenos e de baixa agressividade: câncer de pele bastante comum, que se origina no tecido epitelial.
Como funciona a curetagem dermatológica?
A curetagem dermatológica geralmente é feita com aplicação de um creme anestésico, no caso de procedimentos superficiais. No caso de a lesão a ser removida ser mais complexa e profunda, é recomendado que seja usada uma infiltração anestésica na região a ser tratada. É fundamental que o paciente seja criteriosamente avaliado pela dermatologista, que deverá apontar a metodologia mais adequada a seu caso.
Conforme foi explicado, o procedimento normalmente é complementar a um tratamento maior. Por isso, o processo geralmente é iniciado com uma eletrocoagulação ou crioterapia. Em seguida, a cureta é utilizada para remoção das células que ainda persistirem na região.
Como é o pós-tratamento?
Os cuidados após a curetagem dermatológica são fundamentais para garantir uma cicatrização saudável da pele, reduzindo também os desconfortos sentidos pelo paciente. Nesse sentido, é recomendado principalmente evitar a exposição solar, não retirar a crosta que se forma no local do tratamento e passar pomadas cicatrizantes conforme orientação do especialista.
O processo de recuperação da derme é considerado rápido e tranquilo, sem muitos incômodos ao paciente. Em geral, a pele se regenera em cerca de 3 semanas.
Possíveis complicações da curetagem dermatológica
É considerado normal que a pele da região em que foi feita a curetagem dermatológica fique inchada e vermelha nos primeiros dias após o tratamento. Também é possível que a área fique mais sensível e formigando, especialmente se a extração cutânea foi feita em um nervo e acabou danificando esta estrutura momentaneamente.
Além disso, há risco de infecção se a limpeza da região não for feita com cuidado. Em todos os casos, os riscos são controláveis — mesmo no caso de infecção, em que a dermatologista deverá prescrever antibióticos para lidar com a situação.
Médica especialista em curetagem dermatológica
Como o próprio nome do procedimento indica, a curetagem dermatológica é um procedimento realizado por uma médica dermatologista, como a Dra. Nídia Lima.
A dermatologista é uma profissional especializada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam a pele, cabelos, pelos e unhas, estando apta também a fornecer orientação específica a respeito dos cuidados gerais sobre a saúde dessas estruturas.
Além disso, a atuação da dermatologista inclui a execução de procedimentos minimamente invasivos e cirurgias cutâneas, entre as quais está a curetagem dermatológica.
Perguntas frequentes sobre a curetagem dermatológica
A curetagem deixa cicatrizes visíveis?
Uma vez que a curetagem dermatológica é um procedimento superficial, a cicatriz se torna praticamente invisível após a cicatrização completa. Entretanto, há chances de que a cicatriz fique mais marcada em indivíduos com predisposição ao desenvolvimento de queloide.
Quanto tempo demora a cicatrização após a curetagem?
O processo de cicatrização da curetagem dermatológica é considerado rápido, demorando cerca de 3 semanas.
A curetagem é um procedimento doloroso?
Uma vez que o procedimento é feito com aplicação de anestésico, a curetagem dermatológica não é dolorida.
É necessário dar pontos?
Em geral, a curetagem dermatológica não demanda pontos.
A pele envolvente à lesão pode ser danificada?
Não. A curetagem dermatológica é um procedimento pouco invasivo e realizado superficialmente na pele, removendo apenas o tecido lesionado. Isso significa que a pele ao redor da lesão é preservada ao máximo no procedimento.
Quanto custa uma curetagem cutânea e quantas sessões são necessárias?
Todas essas questões são bastante individualizadas e devem ser analisadas caso a caso. Por isso, é necessário que o paciente seja primeiro avaliado pela dermatologista antes de apontar o preço do procedimento e a forma como ele será realizado.