Alteração pode ser causada por diversos fatores e apenas uma avaliação especializada é capaz de identificar as causas da queda de cabelo
Perder cerca de 50 a 150 fios de cabelo por dia é considerado normal e parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar. Quando a queda de cabelo é muito acentuada, entretanto, é necessário ficar alerta para a possibilidade de uma investigação mais criteriosa a respeito da saúde capilar.
Nos casos em que a queda de cabelo leva a uma rarefação dos fios em que o couro cabeludo começa a ficar visível, é recomendado procurar um médico. Saiba mais sobre este assunto a seguir e entenda quais são os tratamentos disponíveis para essas situações.
Quais são os tipos comuns de queda de cabelo?
Existem diferentes tipos de queda de cabelo, sendo que cada um tem suas causas e características. Saiba quais são os principais a seguir:
Alopecia androgenética
Trata-se da calvície comum, que pode afetar homens e mulheres e é geneticamente determinada. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que os fios se tornem mais finos a cada ciclo de crescimento.
Alopecia areata
Esta é uma doença inflamatória que provoca queda de cabelo. Pode ser causada por diversos fatores, sendo a genética e alterações autoimunes as principais delas.
Eflúvio telógeno
É um tipo de queda de cabelo temporária que geralmente ocorre após um evento traumático ou estressante, tais como doença grave, cirurgia, parto, perda de peso ou mudanças hormonais.
Quais são as causas da queda de cabelo?
Existem diferentes fatores que podem desencadear diferentes tipos de queda de cabelo. Entre as principais causas deste tipo de manifestação, estão:
- Herança genética;
- Sensibilidade dos folículos capilares;
- Condições autoimunes que atacam os folículos capilares;
- Eventos estressantes;
- Alterações hormonais;
- Exposição a substâncias tóxicas ao organismo, como nos casos de tratamento quimioterápico ou radioterápico;
- Condições inflamatórias, infecciosas ou autoimunes;
- Danos físicos ao cabelo;
- Distúrbios da tireoide.
Para identificar adequadamente as causas da queda de cabelo, é fundamental consultar um médico dermatologista ou um tricologista.
Quais são os tratamentos para a queda de cabelo?
O tratamento para queda de cabelo depende diretamente das causas do problema, sendo recomendado pelo dermatologista ou tricologista após uma avaliação cuidadosa do quadro apresentado pelo paciente. Entre as principais abordagens que podem ser recomendadas, estão:
Medicamentos
Em geral, os medicamentos para queda de cabelo são utilizados com o intuito de estimular o crescimento capilar, prevenir a perda de fios e tratar condições específicas que podem estar causando o problema. Esses medicamentos podem ser de uso tópico, sendo aplicados diretamente no couro cabeludo ou administrados via oral.
Terapia a laser
A laserterapia é um tratamento capilar que envolve a aplicação de luz de baixa intensidade no couro cabeludo, de modo a estimular as células capilares e melhorar a circulação sanguínea. O intuito é promover o crescimento de novos fios e prevenir a queda de cabelo.
Transplante capilar
O transplante capilar é uma opção indicada principalmente para pacientes com calvície avançada que desejam restaurar as áreas que estão sem cabelo. O procedimento envolve a remoção de folículos capilares saudáveis de áreas doadoras e sua transferência para áreas afetadas pela queda de cabelo. Os folículos transplantados continuarão a crescer naturalmente nas áreas tratadas, solucionando o desconforto estético relacionado à calvície.
MMP®
Sigla que significa “microinfusão de medicamentos na pele”, este é um tratamento realizado com auxílio de agulhas que inserem o medicamento sob a pele do couro cabeludo, estimulando a produção de folículos capilares.
Tratamentos complementares
Alguns pacientes podem, dependendo do caso, se beneficiar de tratamentos complementares como massagem no couro cabeludo, acupuntura, uso de suplementos vitamínicos e mudanças no estilo de vida.
Como cuidar da saúde capilar?
Adotar cuidados com a saúde capilar é fundamental para prevenir a queda de cabelo e outras alterações no couro cabeludo, garantindo fios bonitos e saudáveis. Algumas das principais ações recomendadas para promover a saúde capilar são:
Higiene adequada
Lave o cabelo regularmente, utilizando produtos adequados ao tipo de cabelo, sem exagerar na remoção dos óleos naturais dos fios.
Alimentação
Mantenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes.
Gerenciar o estresse
O estresse pode contribuir diretamente para a queda de cabelo e a deterioração da saúde capilar e geral. Por isso, é fundamental evitar uma rotina estressante e encontrar métodos de aliviar as tensões do cotidiano.
Segurança contra danos físicos
Na medida do possível, evite penteados muito apertados, aplicação frequente de calor, realização de procedimentos agressivos aos fios e tração excessiva nos cabelos.
Usar produtos capilares corretamente
Escolha sempre produtos capilares adequados às caraterísticas dos seus fios, evitando o uso excessivo de produtos químicos e seguindo sempre as instruções de uso.
Proteção contra o sol
Exponha o cabelo aos raios solares com moderação e, sempre que possível, utilize chapéus ou produtos que protejam o cabelo dos danos causados pelo sol.
Evitar tratamentos agressivos
Descoloração frequente, alisamentos e permanentes são tratamentos que podem enfraquecer os fios e devem ser sempre realizados com cuidado e moderação.
Corte regular
Cortar o cabelo regularmente é fundamental para eliminar pontas duplas e manter os fios com aparência saudável.
Evitar o uso excessivo de produtos
Por mais que sejam destinados aos cabelos, o uso excessivo de sprays, mousses e finalizadores pode levar ao acúmulo de resíduos, prejudicando a saúde dos fios.
Consultar um profissional
Sempre que for identificada uma alteração capilar significativa, como queda de cabelo ou caspa persistente, é fundamental procurar um médico dermatologista ou tricologista para avaliar o quadro e receber orientações específicas sobre como tratar a condição.
Quando buscar a ajuda de uma dermatologista?
No que diz respeito especificamente à queda de cabelo, é recomendado procurar auxílio médico nos casos em que:
- A perda dos fios está impactando a autoestima do paciente;
- Perda excessiva de fios, resultando em áreas calvas;
- Queda de cabelo súbita e intensa;
- Alterações no couro cabeludo;
- Histórico familiar de calvície;
- Queda de cabelo com sintomas associados, como fadiga, perda de peso e alterações menstruais.
Apenas uma avaliação especializada poderá identificar o que está causando a queda de cabelo, de modo a iniciar um tratamento especializado e personalizado.
Entre em contato para tirar dúvidas ou agendar uma consulta com a Dra. Nídia Lima.
Fonte:

