Entenda quais são os melhores benefícios que esta opção de tratamento estético pode trazer
Um pequeno feixe de luz policromático é capaz de trazer diversos benefícios para a estética, que vão desde a remoção de pelos até o tratamento da pele acneica. A luz intensa pulsada (LIP) é uma ótima opção para melhorar o aspecto, textura e viço da pele.
Através do tratamento com a luz intensa pulsada, o paciente consegue ver a sua pele rejuvenescida sem ter impactos na rotina ou algum dano à saúde. Além disso, a técnica também pode trazer outros benefícios, como a produção de mais colágeno, melhora da elasticidade e viço da pele.
Entenda, neste conteúdo, quais são os benefícios da luz intensa pulsada, suas indicações e contraindicações.
Quais as indicações da Luz Intensa Pulsada?
O tratamento com a luz intensa pulsada pode ter diversas indicações, tanto em homens, quanto mulheres. Conheça-as a seguir:
Tratamento de manchas
Com a luz intensa pulsada agindo diretamente na pigmentação da pele, algumas manchas e até mesmo melasmas podem ser clareados através desta tecnologia.
Isso acontece porque a oxigenação e circulação sanguínea no local do tratamento são melhorados, juntamente com a atuação da luz sobre a melanina, possibilitando a uniformização dos tons de pele. No entanto, é importante lembrar que a luz intensa pulsada é um tratamento para as manchas, não evitando que novas sejam formadas.
Tratamento para acne
Com a renovação celular estimulada pela luz intensa pulsada, os poros abertos são fechados e a oleosidade da pele é minimizada. Isso possibilita frear o desenvolvimento de acne, além de aliviar as manchas causadas pela doença, uma vez que a pele ganha um tom mais uniformizado.
Redução de sinais de envelhecimento
Com a estimulação da produção de colágeno, elastina e circulação sanguínea, a luz intensa pulsada consegue atuar na renovação da pele. Problemas estéticos como rugas finas, vasinhos e marcas de expressão conseguem ser minimizados com o tratamento.
Depilação
Quando atingida pela luz intensa pulsada, a célula capaz de absorver luz é destruída. É o que acontece com o pelo, rico em melanina, durante uma depilação feita com essa técnica.
A luz atinge a melanina, elevando bastante sua temperatura e destruindo aquele pelo. Todos os tipos de pele podem se beneficiar da depilação feita com a luz intensa pulsada, mas apenas os pelos escuros conseguem ser eliminados.
Melhora no aspecto de olheiras
Com a melhora da circulação sanguínea, o aspecto de cansaço e profundidade das olheiras amarronzadas e arroxeadas são amenizados. Geralmente, a luz intensa pulsada atinge a melanina, que confere a cor característica da olheira. Para alcançar um efeito satisfatório, os pacientes costumam fazer até três sessões.
Quais as contraindicações?
Quem opta por um tratamento com luz intensa pulsada precisa antes passar por uma consulta minuciosa com um médico dermatologista. Com a avaliação do quadro clínico do paciente, seus hábitos e possíveis alergias, o médico deverá orientar quanto ao uso ou não desse tipo de tratamento.
Entre as principais contraindicações à luz intensa pulsada, podemos citar:
- Gestantes;
- Tecido potencialmente canceroso;
- Tatuagem;
- Maquiagem permanente;
- Sensibilidade à luz solar;
- Problemas de cicatrização;
- Epilepsia fotossensível;
- Dispositivo eletrônico implantado.
Como é o procedimento da LIP?
Feito em consultório médico e por um dermatologista, o tratamento com luz intensa pulsada é realizado com todos os cuidados e de acordo com os protocolos de segurança.
Com o paciente usando óculos apropriados para a proteção dos olhos à exposição da luz intensa, o equipamento é aplicado diretamente na pele. Assim, os feixes de luz em contato com as células e substâncias da pele começam a produzir os efeitos desejáveis no tratamento.
Quais os benefícios da Luz Intensa Pulsada?
Os principais benefícios da utilização da técnica de luz intensa pulsada são:
- Atuar no rejuvenescimento da pele;
- Estimulação das células de colágeno;
- Melhoria na firmeza e elasticidade da pele;
- Redução de microvasos e pequenas vermelhidões na pele;
- Ameniza linhas de expressão;
- Clareia e remove manchas;
- Redução de poros;
- Melhora de acne;
- Pele mais suave.
Quais cuidados tomar?
O primeiro cuidado a ser tomado com a técnica da luz intensa pulsada é a escolha do profissional que realizará o trabalho. A indicação do tratamento deve feita de forma individualizada e avaliada criteriosamente pelo médico dermatologista.
Através da avaliação clínica, o médico dermatologista será capaz de analisar o fototipo do paciente, identificando quais são os riscos e benefícios do tratamento feito com a luz intensa pulsada naquele paciente, de acordo com a finalidade desejada.
Com o resultado da avaliação, o médico pode traçar o melhor plano de tratamento e até mesmo zerar os riscos de acordo com as características de cada um.
Após cada sessão, alguns cuidados também precisam ser tomados. Entre os principais, podemos citar:
- Aplicação de cremes e pomadas cicatrizantes indicadas pelo profissional da saúde para amenizar a vermelhidão e inchaço da pele;
- Uso de filtro solar para proteger a pele após a aplicação da luz intensa pulsada;
- O paciente não deve remover as crostas que se formam após a aplicação, elas devem cair naturalmente;
- Banhos muito quentes devem ser evitados para evitar agredir a pele enquanto o tratamento estiver acontecendo;
- A maquiagem deve ser evitada enquanto a pele do rosto estiver descamando;
- Cremes hidratantes, calmantes e refrescantes podem ser utilizados para melhorar o aspecto da pele.
O tratamento com a luz intensa pulsada traz muitos benefícios para a estética da pele e deve sempre ser feito com o acompanhamento de um médico dermatologista. É fundamental que o paciente siga todas as recomendações feitas pelo profissional para garantir um resultado satisfatório.
A luz intensa pulsada pode ser uma boa ferramenta para trazer um aspecto mais rejuvenescido, eliminar manchas e pelos indesejáveis na pele. No entanto, a técnica deve ser feita com recomendação médica e com todos os cuidados para não apresentar riscos à saúde.
Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Nídia Lima.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Dermatologia.