Problema conhecido como telangiectasia possui algumas opções de tratamento.
Vasinhos nas pernas são manchas estéticas muito desagradáveis e incômodas para os pacientes. É possível eliminá-los com uma série de tratamentos médicos e terapêuticos.
O uso de cremes, medicações orais e aplicação de escleroterapia são algumas das medidas que podem ser adotadas por pacientes que desejam eliminar vasinhos nas pernas. A escleroterapia é um tratamento realizado em consultório, sem a necessidade de realizar cirurgias.
Escleroterapia: entenda o que é
Consiste na injeção de substâncias esclerosantes — como a glicose hipertônica ou espuma — no interior dos vasos, fazendo que eles diminuam de calibre e fiquem, aparentemente, invisíveis. Ajudam o próprio corpo a devolver a normalidade às pernas, evitando as dores incômodas causadas pelas varizes e melhorando o aspecto estético.
Alguns cuidados da escleroterapia para que o tratamento tenha sucesso: evitar o uso de salto alto, uso de meias compressivas, não se expor ao sol nos dias após o tratamento, para que não ocorram manchas escuras (hipercromia) no trajeto dos vasos tratados.
Uso de cremes dermatológicos
Alguns cremes dermatológicos podem ser recomendados pelo médico da sua confiança como forma de aliviar a dor e o desconforto nas pernas. Esta orientação médica, geralmente, acontece em casos mais leves.
Abaixo, alguns exemplos de cremes:
- Fletop loção para pernas e pés;
- Vecasten gel;
- Venalot creme;
- Sesderma angioses gel pernas cansadas;
- Venex gel pernas cansadas;
- Cirkuven creme pernas cansadas;
- Martiderm emulsão legvass;
- Antistax gel refrescante;
- Allestax;
- Akileine gel drenante pernas pesadas.
O uso desse tipo de produto deve ser feito diretamente nas pernas junto a uma massagem suave, até que o creme seja totalmente absorvido pela pele. O melhor horário do dia para sua aplicação é no final do dia, após o banho. Em geral, recomenda-se aplicar o creme logo antes de ir dormir.
Descansar as pernas de maneira elevada com relação ao resto do corpo é outra medida que pode ser adotada por pacientes que desejam eliminar os vasinhos das pernas. É possível adotar essa posição posicionando uma almofada por debaixo das pernas, ou então utilizar um calço de 10 cm de altura na região do pé da cama.
Remédios que combatem a telangiectasia
Também é possível que o médico responsável pelo caso receite alguns remédios para controlar o problema dos vasinhos que surgem nas pernas.
As melhores opções para combater a telangiectasia são medicamentos que ajudam a melhorar a circulação do sangue, tais como.
- Centella asiática;
- Castanha-da-índia;
- Extrato de gilbardeira;
- Ginkgo biloba;
- Antistax;
- Extrato de Morugem;
- Cápsulas de alho;
- Frileg;
- Martiderm Legvass em cápsulas;
- Almiflon;
Esses medicamentos são fitoterápicos e podem ser adquiridos em drogarias ou em estabelecimentos de produtos naturais. No entanto, é necessário ressaltar que sua ingestão deve ser feita sempre sob orientação e supervisão de um médico.
A orientação especializada se torna ainda mais importante no caso de a paciente estar grávida, uma vez que nesse tipo de situação a paciente não deve consumir medicamentos. Até mesmo remédios naturais podem ser prejudiciais à saúde de uma gestante.
Seja por remédios, por cremes ou via tratamento de escleroterapia, se você deseja eliminar vasinhos das pernas, a melhor opção é procurar orientação médica. Nos envie uma mensagem e agende agora mesmo a sua consulta.
Fontes: