Fale conosco pelo WhatsApp

Como tirar manchas de acne do rosto?

Mulher com traços orientais segura o espelho e observa rosto com acne

A condição acomete, em sua maioria, mulheres na puberdade e ocorre quando as glândulas sebáceas ficam inflamadas e infeccionadas

Pacientes que tiveram acne na adolescência geralmente se preocupam com os reflexos desta condição na pele. Além das lesões na face, que podem ter aspecto purulento, é comum que a condição evolua para manchas e cicatrizes, o que demanda atenção dos pacientes quanto a essas marcas.

Uma das formas de como tirar manchas de acne do rosto está no uso correto de medicamentos tópicos ou orais, todos indicados por um profissional de dermatologia.

Saiba a seguir os protocolos de tratamentos que atualmente apresentam os resultados mais afetivos no combate as manchas de acne.

Qual o melhor tratamento para tirar manchas de acne no rosto?

Atualmente existem alguns tratamentos que colaboram na questão de como tirar as manchas de acne no rosto. São eles:

  • Terapias tópicas com uso de medicamentos;
  • Terapias sistêmicas com uso de hormônios, como os contraceptivos;
  • Peelings químicos;
  • Microagulhamento;
  • MMP® ou Microinfusão de medicamentos na pele;
  • Laser.

A indicação de cada metodologia leva em consideração o quadro clínico do paciente e demais particularidades apresentadas por ele. Por isso, é importante passar por consulta junto a um dermatologista para ter acesso a um tratamento de qualidade e que seja indicado a cada tipo de pele e características da acne.

Agende sua consulta com a Dra. Nídia Lima e veja como tirar as manchas de acne e restaurar a autoestima.

Como tirar marca de espinha: métodos caseiros

É muito comum aparecerem “fórmulas mágicas” sobre como tirar manchas de acne do rosto de forma caseira. Entretanto, esses não são tratamentos efetivos e podem colaborar na piora do quadro. Ou seja: ao invés de melhorar os aspectos das manchas de acne, a mistura de determinados produtos e substâncias sem recomendação médica pode aumentar essas marcas, tornando-as impossíveis de serem removidas e até mesmo minimizadas.

Logo, se consultar com um dermatologista e ter acesso a um tratamento com base nas necessidades da pele do paciente é imprescindível para a melhora do aspecto das manchas e cicatrizes acarretadas pela acne.

Quanto tempo demora para desaparecer as manchas de acne?

Infelizmente, não é possível mensurar um tempo para que as manchas de acne sejam reduzidas ou, até mesmo, sejam completamente sanadas. É imprescindível que o período de tratamento e as demais recomendações médicas sejam seguidas à risca, garantindo que o problema seja combatido com eficiência.

Os peelings químicos, o laser e a microinfusão de medicamentos na pele são os tratamentos que promovem efeito mais rápido, ou seja, o paciente tem a percepção da efetividade do tratamento após uma sessão. Porém, é importante ressaltar que esses são tratamentos que demandam um número mínimo de sessões (variando de três a cinco, a depender da necessidade do paciente).

Desta forma, completar todo o ciclo do tratamento é indispensável para alcançar os resultados desejados, que neste caso é uma pele livre de manchas ou cicatrizes de acne.

Já as terapias tópicas e sistêmicas podem demandar mais tempo, em especial as que fazem uso de medicamentos via oral. A depender do grau das lesões, uma das formas de como tirar as manchas de acne do rosto é a combinação de metodologias, como uso de contraceptivo de baixa dosagem hormonal e peeling químico.

Como se desenvolve a acne?

A acne costuma ocorrer na puberdade e se caracteriza pelo aparecimento de cravos, espinhas, cistos, pústulas e nódulos na face, costas, ombros e peito.

Seu desenvolvimento se dá pela inflamação e posterior infecção das glândulas sebáceas que resultam nas lesões avermelhadas e, por vezes, purulentas (com pus). É importante ressaltar que uma das formas de evitar as manchas de acne é cuidar desta doença de pele de forma precoce, utilizando os medicamentos corretos e não se rendendo ao ímpeto de espremer os cravos e as espinhas.

Nessa hora, contar com um dermatologista de confiança ajuda a melhorar a condição e, caso ela resulte em cicatrizes, é esse profissional capaz de indicar como tirar as manchas de acne do rosto.

Fonte:

Dra. Nídia Lima – Clínica de dermatologia;

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE